segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2011 - Um BAITA ano!

      O ano de 2011 acabou mais vai deixar marcas para sempre. Depois da péssima primeira década desse novo milênio, tudo parece estar melhorando, e me dá grandes esperanças de que existe ainda salvação para a música mundial. Claro, temos o Justin Bieber, a Lady Gaga e o Restart. Mas, o som de qualidade está cada vez mais forte, ganhando mais espaço e fãs.

      Durante os 12 meses do ano passado, tivemos vários lançamentos de cds que vão ser lembrados por muito tempo ainda! Falei sobre a maioria deles aqui no Rock no Seculo XXI, então vou disponibilizando os links durante esses posts. Começando pelos que eu achei melhores: Mylo Xyloto, do Coldplay e Wasting Light do Foo Fighters. São dois álbuns que representam a melhor fase até o momento destas duas grandes bandas. As consolidaram como de grande importância para a história da música de todos os tempos. Espero que consigam melhorar mais ainda ou pelo menos que mantenham o nível para os próximos lançamentos.



      Outros dois discos que me chamaram bastante a atenção no ano que passou foram os de Noel e Liam Gallagher, os irmão que formavam o Oasis e se separaram, seguindo caminhos diferentes e muito bons! Liam começou um novo projeto com os integrantes remanescentes da sua ex banda chamado Beady Eye. Lançaram seu primeiro disco no começo de 2011, me agradando muito! Achei melhor que os últimos cds lançados pelo próprio Oasis. Bem mais rock and roll, com ótimas letras e melodias. Já o Noel formou um novo grupo, chamado de Noel Gallagher's High Flying Birds, e o seu disco de estréia saiu a poucos meses. Diferente do seu irmão, ele manteve o estilo que tinha na ex banda, principalmente pelo fato de ter usado várias músicas compostas na época que eles estavam juntos ainda. Mas, é um bom álbum que vale a pena ouvir e principalmente ver os clipes, que são ótimos!

      Outras novidades foram o super controverso Lulu, parceria entre o Metallica e Lou Reed; o segundo álbum do supergrupo Chickenfoot, chamado Chickenfoot III; o primeiro disco do ator Hugh Laurie (House), Let Them Talk; o segundo lançamento solo do Eddie Vedder, Ukelele Songs; a ótima parceria entre o casal Derek Trucks e Susan Tedeschi, chamado de Tedeschi Trucks Band, que lançou o ótimo Revelator; o vigésimo primeiro disco do Yes, Fly Form Here, que com outro vocalista, voltou a produzir músicas de 20 minutos; o vigésimo terceiro álbum de estúdio do Uriah Heep, In The Wild; e, de música nacional, tivemos o quinto disco do Matanza, Odiosa Natureza Humana e um novo do Cachorro Grande, Baixo Augusta.

      Bastante coisa, não? Bem, o ano não para por ai! 2011 também foi um destaque para shows! Não tanto quanto 2010, que tivemos uma louca maratona aqui em Porto Alegre que limpou os bolsos de todos os rockeiros. Mas, começou bem com Ozzy, depois vieram ainda Alice Cooper, Eric Clapton, Ringo Starr e o incrível Pearl Jam! Além disso tivemos também aqui na capital gaúcha o Jean Luc-Ponty, Jon Anderson, Black Label Society e vários outros! Mas, se formos sair do sul, não tem como bater 2011. SWU e Rock In Rio em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, trouxeram uma maratona nunca antes vista neste país! Claro, ai não foi só rock and roll, mas mesmo assim tivemos Metallica, Stevie Wonder, Elton John, Lynyrd Skynyrd, Alice in Chains, Guns n'Roses, Chris Cornell, Stone Temple Pilots, Slipknot, System of a Down, Megadeth, Peter Gabriel, Coldplay e tantos outros... Foi sensacional!


    E ainda não para: Black Sabbath no dia 11/11/11 anunciou que voltará com sua formação clássica e lançará novo álbum. Van Halen também fez o mesmo a poucos dias. Lollapalooza vai trazer o Foo Fighters e várias outras bandas para São Paulo no primeiro semestre de 2012 e Roger Waters confirma shows pelo Brasil com a turnê The Wall, e passará por Porto Alegre. Meu ingresso já está comprado. Mas, isso é tudo nesse ano, que promete ser do caralho também! (no próximo post vou falar mais sobre isso)

Ps: Também fiz meu melhores do ano para o Vales Independentes. Confiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário