terça-feira, 18 de outubro de 2011

Coldplay inova em Mylo Xyloto

Estou com sérios problemas com minha internet, por isso estão raras as atualizações no blog. Espero que isso melhore rapidamente. Mas, enquanto continuo nessas condições precárias, vou postando as vezes, trazendo novidades.
Para começar, dois novos discos que eram esperados a muito tempo, o quinto de estúdio da banda inglesa Coldplay e o primeiro disco solo do ex guitarrista do Oasis, Noel Gallagher.
Começando pelo melhor, e que caiu na internet hoje mesmo, Mylo Xyloto do Coldplay.

Alinhar à esquerda

Após dois discos que me fizeram pensar que a banda viraria um Radiohead ou um U2, que se repete a cada novo lançamento, o Coldplay surpreende lançando um incrível álbum conceitual muito inovador. Provavelmente fator dos três anos de trabalho, da maior participação dos outros integrantes da banda na composição e da continuidade na parceria com o produtor Brian Eno.
Os dois primeiros discos do Coldplay (Parachutes, de 2000 e A Rush of Blood to the Head, de 2002) foram incríveis, levando o quarteto ao sucesso mundial. Mylo Xyloto não se parece com eles. E nem precisava, pois foi o que X&Y, de 2005 e Viva la Vida or Death and All His Friend, de 2008 tentaram fazer. O lançamento atual é algo novo, mais alegre, mais descontraído. Até mais pop.
O álbum começa com a faixa título, que soa como um overture, característico de discos conceituais ou operas rock, e então segue uma sucessão de belas canções que misturam o clássico do Coldplay, belas melodias e vocal calmo de Chris Martin, com um clima mais pop, oitentista. Hurts Like Heaven, a já lançada anteriormente Every Teardrop is Waterfall, Major Minus, o claro hit Charlie Brown, Paradise e a parceria com Leonard Cohen que encerra o disco, Up with the Birds, são músicas que certamente farão bastante sucesso, mantendo o Colplay como uma das principais bandas desse século.


O único problema mesmo que eu não posso deixar de falar (e quem me segue no twitter viu como fiquei realmente preocupado em relação a isso) é a música Princess of China, na qual tem a participação da cantora Rihanna. Foi uma clara parceria apenas para promover o disco, pois está totalmente deslocado no conceito e na sonoridade do disco. Poderia ter ficado sem essa. Mas, meu medo de que fosse contaminar o resto não se tornou realidade, e valeu muito a pena toda a espera por este novo lançamento.
Só torço para que não sejam sérias as declarações de Chris Martin na qual ele compara o Coldplay ao Justin Bieber e Adele, dizendo que esse disco talvez seja o último por não ter como competir com tantos artistas mais novos. A banda tem muito folego pra continuar por muito tempo, e Mylo Xyloto provou isso.

1. Mylo Xyloto 0:43
2. Hurts Like Heaven4:02
3. Paradise 4:37
4. Charlie Brown 4:45
5. Us Against the World 3:59
6. M.M.I.X. 0:48
7. Every Teardrop Is a Waterfall 4:00
8. Major Minus 3:30
9. U.F.O. 2:17
10. Princess of China 3:59
11. Up in Flames 3:13
12. A Hopeful Transmission 0:33
13. Don’t Let It Break Your Heart 3:54
14. Up with the Birds 3:47

Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário