Não concordo, é claro, com essa auto-destruição que ela promovia. Mas também não acho que seja motivo para tantas criticas. Ela era assim, e isso fazia dela a única pessoa da nova geração que realmente vivia o estilo rock and roll que se viveu nos anos 60 e 70. Jim Morrison, Hendrix, Keith Richards, Eric Clapton e vários outros foram assim. Muitos morreram, claro... Mas sendo do jeito que eles eram, definiram os rumos da música e fizeram do rock o maior estilo de música de todos os tempos.
Bem, não vejo muito mais o que falar da Amy, todos estão falando dela por ai. Só recomendo que baixem o Back to Black, pois é um baita disco e que respeitem a história e a carreira dela, pois o que ela foi, não se vê mais muito por ai. Mas, o interessante mesmo é destacar a idade que ela morreu. 27 anos parece ser uma maldição na história da música. Além da morte da Amy vários outros deixaram a terra nesta mesma idade, vamos a eles:
Robert Johnson: É considerado o mais importante homem da história do blues. Nasceu em 1911 e gravou apenas 29 músicas na carreira, que se tornaram clássicos do estilo, sendo tocadas até hoje por vários artistas. Dizem que Johnson, para ficar famoso, fez um pacto com o diabo vendendo a sua alma, história relatada no filme Encruzilhada. Morreu em 1938, com 27 anos, envenenado.
Brian Jones: Guitarrista fundador dos Rolling Stones junto com Keith e Mick. Ele, por usar excessivamente drogas, foi expulso da banda. Menos de um mês depois, em 1969, foi encontrado morto na piscina de sua casa. Não se sabe a causa exata de sua morte, é dada oficialmente como acidental, mas existem muitas teorias.
Alan Wilson: Vocalista e principal compositor da banda de blues Canned Heat, morreu em 3 de setembro de 1970 por overdose de drogas, num aparente suicídio. Sua morte ainda é tema de controvérsia, pois os resultados da autópsia foram inconclusivos e ele não deixou nenhum bilhete.
Jimi Hendrix: Considerado por muitos o maior guitarrista da história do rock. Tocou no festival de Woodstock e vários outros famosos do inicio da revolução hippie. As circunstancias da sua morte nunca foram bem explicadas, mas provavelmente foi afogado com o próprio vomito em 1970, 15 dias após Alan Wilson.
Janis Joplin: Uma das maiores cantoras do rock, considerada a rainha do estilo, foi de grande importância para a cultura hippie e enorme influência para muitas mulheres. Morreu poucos dias depois de Hendrix, por overdose de heroína.
Jim Morrison: Vocalista do The Doors, amado pelas garotas e por todos que eram contra a sociedade. Em poucos anos foi do anonimato para o estrelato. Tentou largar a vida de drogas e álcool indo pra França escrever poesias. Morreu lá, menos de um ano depois de Wilson, Hendrix e Joplin, praticamente decretando o fim dos Hippies. Não se sabe muito sobre as causas da morte dele, mas foi na banheira do sua casa.
Ron McKernan: Foi membro fundador da banda Grateful Dead, tocando órgão, gaita, percussão e ocasionalmente, guitarra e cantando. Em 1973 foi encontrado morto em sua casa na Califórnia, vítima de hemorragia gastrointestinal.
Dave Alexander: Músico norte americano, mais conhecido como baixista da formação original da influente banda de rock The Stooges. Em 1975 morreu de edema pulmonar em Ann Arbor, após ser internado com diagnóstico de pancreatite, causada por seu alcoolismo.
Pete Ham: Guitarrista galês, membro da banda de rock britânica Badfinger. Em 1975 teve muitos problemas financeiros com a gravadora. Sentiu-se culpado por ter colocado seus companheiros e sua família nessa situação e se enforcou.
Chris Bell: Juntamente com Alex Chilton, liderou a banda de power pop Big Star. Largou após o primeiro disco e morreu em um acidente de carro em 1978 em Memphis.
D. Boon: Conhecido por ser o vocalista e guitarrista do Minutemen, banda de punk rock da Califórnia. Morreu em 85, em um acidente de Van.
Pete de Freitas: Baterista de Trinidad and Tobago, membro da formação original do Echo & the Bunnymen, sendo bastante influente para o grunge, segundo o próprio Dave Grohl. Morreu em 1989, indo de Liverpool para Londres de moto.
Kurt Cobain: Vocalista e guitarrista da banda de grunge Nirvana, considerado um dos músicos mais influentes dos anos 90 (eu discordo totalmente) e grande fã de heroína. Se matou em 1994 com um tiro na cabeça, deixando um bilhete onde dizia: "Eu não tenho sentido a excitação de ouvir, bem como criar música, junto com realmente escrito...por muitos anos agora".
Jeremy Michael Ward: Vocalista da banda De Facto, responsável pelas letras e pelos incríveis efeitos de vocal que eram feitos. Foi chamado para participar do The Mars Volta como engenheiro de som e letrista. Encontrado morto em 2003 por overdose de heroína.
E agora temos a Amy Winehouse, que como todos estes citados, morreu aos 27 anos, de causa ainda desconhecida, mas é bem provável que seja por overdose. Algo deve haver ai, alguma coisa sobrenatural. Talvez venha desde o pacto com o diabo que Robert Johnson fez, ou talvez todos eles fizeram pactos e 27 seja uma idade padrão para buscar as almas... Nunca saberemos, mas só resta esperar o próximo!
Acha que kurt não foi um dos maiores influentes dos anos 90?
ResponderExcluirEle só foi a voz de vários adolescentes putos com a sociedade né?
Só isso!
Você não tem vergonha de si mesmo?
Nem um pouco. Mas, o Kurt devia ter... tanto que se matou.
ResponderExcluirMas, considero Eddie Vedder, Chris Cornell, Layne Staley e vários outros muito mais influentes e importantes para a década de 90, só não tiveram tanta mídia aqui no Brasil.