Metallica, 28/01/10, Parque Condor
Porto Alegre, Pista: R$ 110,00
James Hetfield - vocal e guitarra
Lars Ulrich - bateria
Kirk Hammett - guitarra
Robert Trujillo - baixo
Metallica in PoA parte 2: O espetáculo
Foram 11 anos de espera para os fãs de metal (apesar do James dizer durante o show que foi a primeira vez). Portanto os metaleiros não poderiam estar diferentes. Fizeram de tudo para ficar o mais próximo possível do palco. Com muita dedicação e também uma parcela de sorte, conseguimos um lugar a poucos metros da grade, a que separava a pista normal da vip.
Estávamos no barro, no sol de uma tarde de verão, sem comida ou bebida (a preço justo) e tendo que ver as pessoas a nossa frente, que pagaram mais, terem além de uma melhor visão, muito mais conforto. Era irritante. Até música eles tinham, mas em um volume que só quem estava próximo ao palco podia ouvir, ou seja, os vips. E ainda éramos fotografados por eles... Não foi a toa os mandamos para aquele lugar.
(olha eu vermelhão ali)
Além de xingamentos para os ricos, também cantamos o hino do Rio Grande do Sul várias vezes e músicas da torcida do Grêmio. Era o necessário para se distrair até o show da Hibria começar. Quando começou, logo cansou. As músicas eram sempre iguais e não empolgavam. Só valeu a pena pois o sol logo se pôs e aliviou o calor. Acabando a banda de metal porto-alegrense, a noite chegou e a ansiedade foi ficando muito maior.
Pouco depois das 21:30, as luzes se apagaram e o som de The Ecstasy of Gold fez com que as 30 mil pessoas no parque Condor acordassem, mostrando que mesmo depois de um dia super cansativo, tinham forças de sobra pra fazer parte do show. O Metallica subiu ao palco após essa introdução instrumental com Creeping Death, levando a loucura todos os fãs. A necessidade de ficar mais perto, ou de apenas pular e empurrar, fez com que fossemos esmagados, outra vez. Esse começo nem deu para curtir muito, a única vontade era sobreviver. Mas logo as coisas se acalmaram, mesmo que tenham ficado bem mais apertadas.
A primeira parte do show trazia músicas do novo disco e algumas mais antigas, mas sem os grandes clássicos. A banda se mostrou da melhor forma possível, muita interação entre as duas guitarras, e com o James e o Lars fazendo diversas loucuras para animar o público, que cantava junto e participava dos momentos em que era chamado, principalmente com "Hey, hey" acompanhando o ritmo.
Se faltaram as clássicas no começo, no momento em que Sad But True foi executada, o mundo veio a baixo. One veio para acalmar, mas não por muito tempo, pois uma das grandes músicas da carreira do Metallica, Master of Puppets, trouxe os pulos e o empurra-empurra de volta. Nesse momento não tinha como se importar, era curtir o momento e ver a perfeição que a banda tem.
A música que eu estava esperando, e que não estava sendo incluída na maioria dos set lists foi tocada logo após, fazendo realmente eu provar que não tinha como não ter forças, mesmo com o dia que tivemos. Battery foi para quebrar tudo de verdade! Com muito fogo no palco, tão forte que o calor chegava até nós, e rodas punk na platéia.
Mas o grande momento veio depois. Nothing Else Matters fez bonita noite de Porto Alegre ficar melhor ainda! Principalmente quando, durante o solo do Kirk, a lua cheia que estava sobre a cidade foi colocada junto a ele no enorme telão, dando um efeito incrível! E quando parecia não poder mais melhorar, Enter Sandman começou, grudada no final da anterior, com o James fazendo alguns sinais com os dedos para o público! Foi perfeito, todos cantavam. Assim, encerrou-se a primeira parte do show.
Depois de muitos pedidos de mais um, voltaram ao palco com o cover de Misfits, Die, Die My Darling! Trazendo outra vez o público para loucura. Que não foi menor no encerramento, com Seek & Destroy! Os músicos não pareciam querer sair do palco, ainda fizeram uma festa de aniversário para um cara da equipe. Na saída, Lars corrigiu o erro de James, dizendo que o Metallica não deve esperar mais 11 anos pra voltar a capital gaúcha.
E não devem mesmo. Se realmente voltarem, espero ir outra vez, não importa quanto sofrimento eu tiver que passar para isso.
Set List
The Ecstasy of Gold
Creeping Death
For Whom the Bell Tolls
Ride the Lightning
The Memory Remains
Fade to Black
That Was Just Your Life
The End of the Line
The Day That Never Comes
Sad But True
Cyanide
One
Master of Puppets
Battery
Nothing Else Matters
Enter Sandman
Die, Die My Darling
Phantom Lord
Seek & Destroy
PS: E logo vai sair um novo disco do Metallica junto com o Lou Reed. Estou super ansioso, deve vir algo muito bom disso ai!
Nenhum comentário:
Postar um comentário