quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Blowing with the wind of change

Scorpions, turnê do Sting in the Tail, 16/07/10, Bayfront Park Amphitheate
Miami, FL, USA - Pista Central - $ 65,00

Klaus Meine - Vocal
Rudolf Schenker - Guitarra
Matthias Jabs - Guitarra
Paweł Mąciwoda - Baixo
James Kottak - Bateria


Esse foi mais um dos shows que eu fui por sorte, e não por realmente querer ir nele (não que faltasse vontade de ir num show do Scorpions, claro, mas não foi o motivo da viagem). De qualquer maneira, foi muito bom e valeu a pena certamente.
O Scorpions teve muitas mudanças de músicos em sua história e hoje em dia só tem seu vocalista e o principal guitarrista da formação clássica da banda. Estavam na turnê do seu último disco e também de despedida da banda, que infelizmente depois de quase 40 anos vai parar.
Fui por sorte pois fomos até Miami para ver o Ringo e um dia depois tinha esse show pertinho de onde estávamos e não poderíamos perder essa chance. O lugar era lindo! Na beira do mar e do lado do centro da cidade, então de um lado tinha a bela vista da praia de Miami e do outro os grandes e bonitos prédios.
O local era a céu aberto, tipo um anfiteatro, só que todo com cadeiras. Já me deu o medo de ter que ver outro show sentado o tempo todo. Mas felizmente esse, por ser de rock mais pesado, não foi assim. Já na banda de abertura (Red), quando ainda tinha sol pelas 8 da noite, vi que seria diferente. Pessoas pulando e curtindo. Ufa...
Pontualmente as 9 o Scorpions subiu ao palco, e logo me apavorei de ver como o Klaus era baixinho, já sabia que não era alto pelo que tinha visto em fotos e dvds, mas não esperava alguém tão pequeno assim. Mas quando começou a cantar deu pra ver que era ele mesmo ali e com todo seu poder vocal, mesmo muitos anos depois.
Não sei mesmo o motivo do fim da banda, pois eles ainda estão em grande forma! Começaram com a musica que deu nome ao novo disco, Sting In The Tail. Já tinha ouvido algumas vezes, mas nunca com a atenção devida. Então conhecia pouco mesmo desse novo trabalho e da maioria das musicas que foram tocadas no começo. Mas todas muito boas mesmo, o que me fez querer conhecer muito mais a banda.
Mas lá pela oitava música do show já ouvi acordes muito conhecidos, era a belíssima Wind of Change! Um belo coral das quase 10 mil pessoas presentes na quente noite de verão no centro de Miami. Foi muito emocionante ouvir aquele refrão clássico do rock estando tão perto dos músicos que o criaram. Após isso se seguiram outras conhecidas como Holiday, Tease Me Please Me e Dynamite. Teve também um incrível solo de bateria do maluco Kottak. Vale a pena procurar esse solo no youtube pois é algo de outro mundo mesmo, o nome é Kottak Attack.
Encerraram a primeira parte do show com um power trio muito bom, Blackout, Six String Sting (que contou com um enorme solo dos dois guitarristas da banda) e, a também clássica, Big City Nights com outro belo coral.
Uma curiosidade desse show é que era difícil quem estava nas primeiras fileiras sair sem uma baqueta da banda de lá. Pois o Klaus ficava o tempo todo que ele não estava cantando distribuindo elas para o público. Não sei da onde saia tantas!
A banda voltou para o bis e para tocar duas clássicas, começando com No One Like You pra todo mundo cantar e depois destruiu tudo com o seu maior hit, Rock You Like A Hurricane! Que encerrou com chave de ouro e um espetacular solo do Rudolf esse grande show.
Uma pena mesmo que seja a turnê de despedida da banda, pois fizeram um show incrível que encantou todos os americanos e esse pequeno grupo de brasileiros lá presente. Mas fico muito feliz por ter a sorte de estar lá nessa época e poder ver uma banda clássica do rock pesado que marcou a história da musica com vários clássicos absolutos! Só estranhei eles não terem tocado uma fantástica e tradicional balada da banda: Still Loving You. Fez falta!

Set List
Sting In The Tail
Make It Real
Bad Boys Running Wild
The Zoo
Coast To Coast(Instrumental)
Loving You Sunday Morning
The Best Is Yet To Come
Wind Of Change
Holiday
Raised on Rock
Tease Me Please Me
Dynamite
Kottak Attack(Drum Solo)
Blackout
Six String Sting(Guitar Solo)
Big City Nights

Encore:
No One Like You
Rock You Like A Hurricane

Nenhum comentário:

Postar um comentário