quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mais festivais para o Brasil!


A poucos anos atrás a situação era bem mais complicada. Está melhorando, mas ainda falta muito para chegarmos a um nível aceitável. O Brasil está entrando de vez na rota de shows de todos os músicos do mundo (menos do David Gilmour.... sacanagem!!). E, este feliz fato está trazendo de volta os festivais que foram famosos nos anos 80 e 90. Mas, ainda estamos restritos a várias bandas de vários estilos juntas sem respeito algum com os fãs seletivos. Colocar Metallica junto com Glória, Elton John e Rihanna, Red Hot e Capital Inicial... Bem, existem inúmeros exemplos no Rock In Rio deste ano, algumas no SWU e no Planeta Terra. O que precisamos mesmo é de um festival exclusivo de Rock, um exclusivo de Metal, até alguns de Blues, Jazz, Prog e qualquer outro estilo! Pois está comprovado que público pra isso tem, é só preciso organizar.


E outra mudança que precisa acontecer é a descentralização. O Brasil é um país enorme, então não existe motivo para os festivais ocorrerem apenas em São Paulo. As bandas que se apresentam em outros estados, tem sempre os seus shows lotados. Que tenham, portanto, festivais em Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e outras grandes cidades. Não entendo o que impede isso de ocorrer. Será que é coragem de investidores? Acham que coisas assim não vão dar dinheiro. Bem, é só ver o que foi o dia metal no Rock In Rio, trouxeram bandas boas e foi um dos dias mais lotados. Bem, eles podem pensar que isso dá muita confusão, que vão quebrar e roubar tudo. Outro grande erro, pois o mesmo dia Metal no RiR foi o com menos ocorrências policiais.
Todos os grandes países tem dezenas, até centenas, de festivais por ano, de todos os estilos! Aqui está melhorando, realmente. SWU, a volta de um Rock in Rio anual, planeta Terra, Lollapalooza e vários outros. Mas, não podemos aceitar que fique só nisso, tem muito a avançar ainda, ta na hora de ter um festival de Rock And Roll de verdade em Porto Alegre, um de Metal em BH, outro de blues no Rio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário