Quase 35 anos depois, o porco volta a sobrevoar a, hoje desativada, Battersea Power Station em Londres. A última vez, em 1977, a cena se tornou capa do disco Animals, do Pink Floyd. Um clássico, que nesta semana foi relançado pela gravadora EMI, junto com os outros 13 discos da banda no box Why Pink Floyd?.
Como aconteceu com os Beatles, em 2009, toda a discografia da banda está sendo relançada em formato digital, vinil, CD e aplicativo para iPhone. Além das já conhecidas músicas do Floyd, o box irá contar com versões inéditas de clássicos como Dark Side Of The Moon e Wish You Were Here, colaborações com outros artistas nunca antes lançadas e faixas desconhecidas gravadas há décadas. A coleção ainda terá vídeos restaurados de shows e uma gravação da lendária atuação da banda em 1974, em Wembley, parte da turnê do seu mais famoso disco.
Tudo isso se deve ao tão esperado acerto entre a gravadora e os músicos, que se enrolava a muitos anos. O final do Pink Floyd foi muito conturbado e os direitos autorais sobre as músicas nunca saíram dos tribunais. Nesse ano, finalmente as coisas se acertaram e tudo está resolvido entre EMI e Pink Floyd. Só falta agora David Gilmour e Roger Waters fazerem as pazes definitivamente, mas isso é outra história.
Para comemorar esse lançamento, o Late Night with Jimmy Fallon teve a excelente ideia de fazer a Pink Floyd Week! E portanto, essa semana está cheia de ótimas atrações no programa homenageando a mais bem sucedida banda de rock progressivo da história. Começou na segunda feira, dia 26, com o The Shins fazendo uma belíssima versão de Breathe, do clássico The Dark Side of The Moon, e uma entrevista com Nick Mason, baterista do Floyd. Na entrevista, Mason fez seu clássico discurso de que tem esperanças de ver os três ainda vivos reunidos outra vez, mas disse que está cada vez mais difícil, e isso o entristece. A mim também.
Ontem tivemos talvez o grande momento da semana, entrevista com Roger Waters e uma expetacular versão de In The Flesh com o baixista acompanhado do Foo Fighters! Foi épico! Hoje tem o MGMT indo mais pro lado psicodélico do Pink Floyd fazendo uma versão de Lucifer Sam, música da época do Syd Barret. Amanhã o Dierks Bentley tocará o clássico "Wish You Were Here" e o Pearl Jam encerrará a semana de homenagens com o cover de "Mother".
É ótimo que esteja saindo finalmente esse box com os discos do Floyd remasterizados. E muito boa essa semana em homenagem a banda na tv americana. As coisas uma hora se acertam, é só pena que não tenha sido alguns anos antes para o tecladista Richard Wright ver e participar. E que o guitarrista David Gilmour não seja mais participativo também.
Bem, pra quem quiser ver os vídeos das apresentações que já ocorreram na Pink Floyd Week,
clique aqui.