terça-feira, 7 de junho de 2011

Falta pouco pro novo do Yes!

Finalmente está chegando a hora! Depois de 10 anos do último lançamento, o excelente disco Magnification de 2001, a banda Yes está com tudo pronto para começar a vender o Fly From Here!
Sem os vocais do mestre Jon Anderson e os teclados de Rick Wakeman, que juntos estão gastando seu tempo em projetos paralelos que não chegam perto do que poderiam fazer no Yes. O novo disco chega com os deuses do progressivo Chris Squire, Steve Howe e Alan White acompanhados de Benoît David e Geoff Downes .


Benoît David não deixa a desejar, como já pude ver ao vivo em novembro do ano passado, pois sua voz é muito parecida com a de Anderson, e nas condições de hoje, até bem melhor. Minha grande dúvida fica com o Downes de tecladista, mas acho que não será nada comprometedor. O produtor do disco é o conhecido Trevor Horn, que já trabalhou com o Yes na época do Drama (álbum sem Anderson e Wakeman e com Downes nos teclados e Horn produzindo e fazendo os vocais).


Já foram divulgados várias informações sobre o Fly From Here, e as principais são a belíssima capa feita pelo mestre Roger Dean e as músicas. O destaque fica para a que dá nome ao álbum, que seguindo Squire é baseada em composições que nunca foram lançadas da época do disco Drama. A música tem, somando as 5 partes que a dividem, 23 minutos. Ou seja, a maior música da carreira do Yes.
E pra quem, assim como eu, não aguenta esperar o lançamento, na Amazon tem 29 segundo de cada uma das 11 músicas do álbum). Ouça aqui. Achei ótimas, as partes da suite e outras duas: Hour Of Need e Into The Storm. Mas infelizmente é só menos de meio minuto mesmo. Chega a doer quando para de tocar.
O lançamento oficial fica pro dia 22 de junho no Japão, primeiro de julho na Europa e 12 de julho nos Estados Unidos. Aqui pro Brasil não tem previsão ainda, mas lá por fim desse mês já deve se achar por blogs, e o mais rápido possível disponibilizarei aqui e comentarei com toda a minha felicidade de ter ouvido mais um novo álbum do Yes, assim espero.


Chris Squire: baixo
Steve Howe: guitarras
Alan White: bateria
Benoît David: vocais
Geoff Downes: keyboards
Trevor Horn: produtor e co-escritor
Art: Roger Dean

1. Fly From Here - Overture (1:54)
2. Fly From Here Pt I - We Can Fly (6:01)
3. Fly From Here Pt II - Sad Night at the Airfield (6:42)
4. Fly From Here Pt III - Madman at the Screens (5:17)
5. Fly From Here Pt IV - Bumpy Ride (2:15)
6. Fly From Here Pt V - We Can Fly Reprise (1:49)
7. The Man You Always Wanted Me to Be (5:18)
8. Life on a Film Set (5:12)
9. Hour of Need (3:08)
10. Solitaire (3:30)
11. Into the Storm (6:54)

Nenhum comentário:

Postar um comentário