Aerosmith, "Cocked, Locked, Ready to Rock Tour", 27/05/10, Fiergs
Porto Alegre, RS, Brasil. Pista R$: 130,00
Steven Tyler - Vocais, Harmônica, Teclado, Percussão
Joe Perry - Guitarra, Vocais
Brad Whitford - Guitarra
Tom Hamilton - Baixo, Vocais
Joey Kramer - Bateria
Desde 2004 sem lançar nenhum novo disco, depois de muitas brigas entre os membros e vários anúncios de que estaria tudo acabado, o Aerosmith resolve fazer uma turnê pelo mundo dizendo que estão prontos para o Rock! Tocando seus maiores sucessos com sua formação mais clássica (e junta assim desde 1984) a banda veio para um grande show em Porto Alegre, mais um no incrível ano de 2010.
O show foi marcado pro dia 27/05 (os dias 27 me perseguem pra shows mesmo) no Estacionamento da Fiergs, mesmo lugar que tinha a poucos meses acontecido o show do Guns. Só que nesse teve uma divisão de pista muito louca! Eram a pista gold, pista premium, pista vip e ai a pista normal. Como estava vivendo uma época de muito gasto com música, tive que comprar a mais longe e barata mesmo, como a grande maioria acabou fazendo. Semanas antes do show a formação mudou, deixando tudo mais próximo.
A venda de ingresso não foi das melhores e naquela noite fria e chuvosa de Porto Alegre tinham quase 20 mil pessoas esperando pelo show. Eu cheguei poucas horas antes de começar e ainda consegui um lugar ótimo. Infelizmente foi um pouco depois do tempo pra conseguir ficar com meus amigos, que devem ter ficado uns 3 metros na minha frente, mas como sou grande é difícil conseguir passagem entre as pessoas, e acabei ficando sozinho, mas ainda sim num lugar muito bom!
Como foi uma promoção da Atlântida, não poderia falta uma péssima banda de abertura, e veio a tal de Santo Graal tocar umas músicas horríveis e foram muito vaiados por todos. Pelo menos no final do seu show, chamaram ao palco o Alemão Ronaldo para cantar Não Sei, do TNT. Que ai realmente animou todos.
Pouco depois das 22:00 o grande pano que estava cobrindo tudo caiu e os músicos entraram no palco. O show começou com a música Love in an Elevator, e nesse momento já notei que a platéia não seria das mais animadas não. Diferente dos músicos, que pareciam estar com todo o gás! Confesso que só conhecia bem os dois frontmans da banda, Steven Tyler e Joe Perry, mas o resto é tão incrível quanto! Estavam realmente com muita vontade de tocar e animar todos os presentes! Uma atuação realmente memorável!
A parte da platéia ruim deve ter sido pelo fato de a maioria só conhecer as baladas famosas, dessa divisão idiota que foi feita, do frio que fazia e da chuva que caia levemente aquela noite. Mesmo com esse clima, algumas horas aparecia uma bela lua cheia no céu, que foi até comentada pelo Steve Tyler.
Bem, voltando ao show, foi realmente só os maiores sucessos da banda! A segunda música já foi um dos primeiros hits, Mama Kin, que mostrou realmente que a voz do Tyler estava perfeita! Cantava com tudo e sem falhar em nenhum momento (diferente do que tinha visto a poucos meses atrás com o Axl). Seguiram com Falling in Love e a música que vinha tocando na atlântida, Pink, que realmente animou a galera que cantou toda ela quase. Seguiram com a minha musica preferida, Dream On, que foi sensacional! Admito que fui a loucura aquela hora! Que musica perfeita!!
É incrível ver como o Aerosmith tem musicas famosas, o show seguiu com Livin' on the Edge, que foi muito boa! Depois veio Jaded que todos conheciam também, e duas baladas muito famosas. Crazy, que foi muito linda, tanto que cheguei a telefonar para uma pessoa muito especial durante a musica para ela pode ouvir também, e Cryin'. Que voz incrível que o cara tem, meu deus!
Após isso todos saíram do palco, menos o Joey Kramer para o solo de bateria. Foi ótimo! No final foi ajudado pelo Tyler e uma jam sensacional de todos os músicos. O grande hit do Aerosmith veio logo após, I Don't Want To Miss a Thing fez várias pessoas chorarem de emoção, eu cheguei a ficar com lágrimas nos olhos mesmo por lembranças do passado. O show seguiu até outra clássica, Sweet Emotion, com direito a muito improviso do Joe Perry! E após isso veio um dos melhores momentos do show, um blues com solo de todos os músicos entre as musicas Stop Messin' Around e 'Baby, Please Don't Go', dois covers de grandes artistas! A primeira foi com o Perry nos vocais e a segunda com provavelmente uns 10 minutos de duração e muitos solos de todos da banda. Após esse grande momento, a primeira parte do show encerrou com a Draw the Line.
A platéia, mesmo não sendo grande coisa, nesse momento se agitou muito, pois tinha sido um espetáculo incrível! E pediam por mais um em grande volume. E como era de se esperar, a banda voltou para o bis, com outra de suas clássicas, talvez uma das maiores delas, Walk This Way! E o show encerrou com outro famoso cover, clássico de shows do Aero, Train Kept A-Rollin'. Com muito improviso também, a banda saiu do palco. Um fato interessante nesse momento é que foi jogada uma camiseta do Grêmio para o Tyler, que a pegou, girou bastante e jogou de volta para o platéia. Levando todos os gremistas, sempre em maioria, ao delírio.
Assim acabou esse grande show, que foi muito melhor do que eu pensei que podia ser. Mostrou que eles ainda tem força pra fazer muita coisa boa ainda! É só pararem de brigar e tentarem trabalhar que vão ter muitos anos de sucesso. É inacreditável o número de musicas famosas que o Aerosmith tem! Conseguiram fazer um show de 20 clássicas e ainda ficaram de fora várias que estão no mesmo nível!
Espero poder ver outro show deles um dia, e que seja com um público mais animado de fãs de verdade e com menos divisões de pista. É uma das bandas clássicas do rock, e fiquei muito feliz de ter a chance de ver eles na formação mais famosa.
Set List
Love in an Elevator
Mama Kin
Falling in Love (is Hard on the Knees)
Pink
Dream On
Livin' on the Edge
Jaded
Crazy
Cryin'
Drum Solo
Lord Of The Thighs
I Don't Want To Miss a Thing
Rag Doll
What It Takes
Sweet Emotion
Stop Messin' Around(Fleetwood Mac cover) (Joe Perry on vocals)
Baby, Please Don't Go(Big Joe Williams cover)
Draw the Line
Encore:
Walk This Way
Train Kept A-Rollin'(Tiny Bradshaw cover)